CAVALCANTI, José Pompéo de Albuquerque
Intendente de Patrimônio

Engenheiro, nascido no Ceará em 10/04/1839, José Pompéo de Albuquerque Cavalcanti bacharelou-se em Matemática pela Escola Central.

Durante o Império, representou a província do Ceará nas últimas legislaturas da Câmara dos Deputados entre 1881 e 1885, assinando o projeto do elemento servil em 1885, quando o Conselho de Ministros era presidido pelo conselheiro Manoel Pinto de Souza Dantas. O projeto tratava da valoração do escravo de acordo com a sua idade, um sistema onde aqueles com idades entre 20 e 40 anos teriam maiores preços. Acreditava-se que assim, dentro de um prazo de no máximo 14 anos, a escravidão teria fim. O projeto sofreu diversas críticas, inclusive do ilustre abolicionista deputado Joaquim Nabuco.

Em 27/06/1891 foi nomeado para o cargo de Intendente de Patrimônio, onde permaneceu por apenas oito dias. Por motivos de saúde, foi substituído por João Alfredo Piragibe, Intendente de Higiene. Faleceu no dia 14/07/1891, vítima de uma lesão cardíaca. Com a sua morte, Piragibe assume permanentemente a chefia da Intendência de Patrimônio.

Neste período, estava trabalhando em um novo livro, o diccionario historico, greographico e estatistico do Ceará, que acabou sendo finalizado por Guilherme Studart. Escreveu Chorographia da província do Ceará, publicado em 1888, à época um dos livros mais completos sobre a região.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave