CASTILHO, Francisco Simeão de
Secretário Geral de Finanças (expediente)

Filho de Maria Celeste de Castilho e Antônio Alves de Castilho, foi casado com Adélia Gonçalves de Castilho, com quem teve os filhos Newton de Castilho e Clenice Tavares de Castilho.

Concluiu seus estudos no Colégio Pedro II em 1919, adentrando a carreira no funcionalismo público em 1922, através de designação direta do então Diretor Geral da Instrução Carneiro Leão para o cargo de professor adjunto da Instrução Pública, em que permaneceu por 2 anos. Malgrado o ativo exercício da pasta, a admissão, em primeiro lugar, em concurso para a vaga de amanuense da Diretoria de Viação e Obras Públicas fez com que migrasse. Na sequência, sofreu mais duas transferências consecutivas. Em 1926, foi para a Diretoria de Abastecimento, de onde passou a 1º Oficial de Estatística e Arquivo em 1929.

Na década de 40, ocupou-se da Secretaria Geral de Finanças, onde passaria o restante de sua vida na Municipalidade. Já em outubro deste mesmo ano, fora a ele confiado o expediente do órgão durante o impedimento de seu titular, Mário Melo. Em 1941, ocupou a cátedra de diretor do Departamento do Tesouro da gestão do prefeito Henrique Dodsworth (1939-1945). Neste mesmo ano, recebeu nomeação do prefeito para compor, ao lado de Antenor dos Santos Fagundes, Diretor do Departamento de Organização da Secretaria Geral de Administração, a comissão responsável por redigir o novo Código de Contabilidade da Prefeitura. Representou, uma vez mais, a Secretaria Geral de Finanças, em que ocupava o cargo de subdiretor, na Delegação de Controle do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), datando aproximados 8 anos desde a primeira vez na posição. Lá prestou honrosas contribuições até que fosse dispensado no ano de 1953, ficando sob seu encargo apenas a Subdiretoria do Tesouro. Ademais, participou de comissão de processo administrativo para apurar o  inquérito referente a irregularidades fiscais na construção do Estádio Municipal do Maracanã.

Submeteu o trabalho “Padronização de Balanço Financeiro, Econômico e Patrimonial”, em comissão mista com representantes de outros estados da federação na II Conferência dos Técnicos em Contabilidade Pública e Assuntos Fazendeiros, realizada em 1940.

Veio a óbito em 09/03/1983, sendo sepultado no cemitério Municipal de Petrópolis, após cortejo fúnebre na Capela Vera Cruz.

 

Amanda Vilela

 

Fontes

Palavras-chave