CASTELO, Julião Martins
Diretor de Engenharia (interino) / Diretor de Estatística Municipal (expediente)

Julião Martins Castelo nasceu no Rio de Janeiro, em 09/01/1895. Era filho de Francisca de Paula Martins Castelo e Carlos Florêncio Fontes Castelo, Diretor Geral da Fazenda Municipal do Distrito Federal na gestão do prefeito Pereira Passos (1903-1906).

Estudou no Colégio Diocesano São José. Foi um dos fundadores do Rio Comprido Foot-Ball Club, tendo presidido a sociedade entre 1911 e 1912. Em 1913, concluiu o curso geral de Ciências e Letras e ingressou na Escola Politécnica, formando-se na turma de 1920 da Escola Nacional de Engenharia.

Ingressou na Prefeitura do Distrito Federal como ajudante de 2º classe da Diretoria de Obras Municipais. Foi promovido a engenheiro chefe em 05/03/1929. Em 12/07/1932, assumiu interinamente a Diretoria de Engenharia do Distrito Federal, durante afastamento do titular, Delso Mendes da Fonseca.

Como representante da Prefeitura, compôs a Comissão de Estudos do Plano da Universidade do Rio de Janeiro, constituída em 1935 pelo então Ministro da Educação e Saúde Pública, Gustavo Capanema. No mesmo período integrou a Comissão de Estudos do Aeroporto Santos Dumont, inaugurado em 1936 e, junto à Estrada de Ferro Central do Brasil, participou dos trabalhos de eletrificação.

Em 14/07/1937, Julião Martins Castelo exonerou-se do cargo de engenheiro chefe da Diretoria Geral de Obras e Viação. Assumiu concomitantemente os cargos de Chefe do Serviço de Administração da Secretaria Geral de Viação e Obras e, em 02/02/1939, a direção da recriada Diretoria de Estatística Municipal. Foi Diretor de Patrimônio do Distrito Federal, Tesoureiro Geral do Club Municipal, órgão em que tornou-se membro efetivo do Conselho Administrativo. Em agosto de 1942 foi exonerado da Diretoria de Patrimônio e nomeado para o posto de Engenheiro Superintendente dos Parques da Prefeitura. Substituiu Renato Leite na diretoria do Departamento de Limpeza Urbana em novembro de 1948. Durante um período foi substituído por Orlando de Barros, mas voltou a assumir a diretoria de Limpeza Urbana em Abril de 1954, em decorrência de lei que exigia a nomeação de um engenheiro para o cargo. Exonerou-se em setembro daquele ano.

Julião Martins Castelo faleceu no Rio de Janeiro, em 26/03/1955, deixando viúva Maria Carmem Castelo. Em sua homenagem, o Prefeito Alim Pedro (1954-1955) renomeou a antiga rua Hugo Bezerra, no Méier, para rua Engenheiro Julião Martins Castelo.

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave