CARVALHO, Mariano Procópio de Araújo
Diretor do Laboratório Municipal de Análises

Filho de Maria Gabriela Junqueira e de Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, Mariano Procópio de Araújo Carvalho nasceu em São Paulo, em 23/11/1893. Casou-se com Helena Pires Carneiro Leão em 30/07/1914.

Assumiu a chefia da Superintendência de Almoxarifado Geral da Prefeitura do Rio de Janeiro em 04/04/1927, após a exoneração de Rodolpho Sartorelli. Em 1930, durante o governo do Prefeito Antônio Prado Júnior, Mariano Procópio foi designado para compor uma comissão responsável pela fiscalização dos serviços de licenças de obras particulares em todos os distritos da capital fluminense. Também faziam parte da comissão, Plínio de Mendonça Uchôa, Aureliano Amaral, Mário Cardim, Rodolpho Sartorelli e Ignácio Pontes.

Com a vitória da Revolução de 30, e a nomeação de Adolfo Bergamini (1930-1931) para o posto de Interventor do Distrito Federal, Mariano Procópio foi exonerado do cargo de Superintendente do Almoxarifado Geral em 25/10/1930.

Apaixonado por esportes, Mariano Procópio fez parte de diversas associações desportivas, com destaque para as atuações como Tesoureiro do Club Athletico Paulistano, Vice Presidente da Associação Paulista de Esportes Athleticos, Conselheiro Técnico da Liga de Amadores de Futebol, Presidente da Liga de Amadores de Bola ao Cesto e integrante da mesa dirigente do Jockey Club de São Paulo.

Faleceu no dia 12/09/1961, em São Paulo, enquanto assumia o mandato de Prefeito Municipal da Estância Balneário de Ilhabela (SP). Foi sepultado no cemitério da Consolação.

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave