CARVALHO, Carlos Antônio de França
Diretor Geral de Instrução Pública Municipal

Nascido em 11/09/1845 no município de Iguaçu, Rio de Janeiro, Carlos Antônio de França Carvalho era filho de Carlos Antônio de Carvalho e D. Maria Luísa de Azevedo Carvalho e irmão do conselheiro Leoncio de Carvalho e da baronesa de Massambará e viscondessa de Cananéa. Advogado, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, na turma de 1867. Fundou em 1863, junto a outros estudantes da Academia de Direito, a Sociedade Abolicionista Fraternização. A instituição emancipacionista agiu durante 6 anos na clandestinidade, até que ao receber apoio da loja maçônica América, deixou o anonimato.

Entre 1869 e 1879 foi redator chefe da Reforma, órgão da imprensa liberal. Filiou-se ao Partido Liberal, tendo sido deputado provincial no Rio de Janeiro e deputado geral em duas legislaturas (1878-1881 e 1885-1889). Com a Proclamação da República, foi eleito deputado no Congresso Constituinte pelo Estado do Rio de Janeiro em 15/09/1890.

No ano seguinte, fundou a Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro. A partir de então abandonou a política para dedicar-se ao cargo de diretor e professor de Direito Constitucional da instituição. Concomitante ao cargo na Faculdade Livre, dirigiu a pasta de Instrução Pública Municipal do Distrito Federal entre 11/12/1893 e 26/12/1894.

Faleceu no Rio de Janeiro, aos 63 anos, no dia 19/01/1909. Seu velório aconteceu na Faculdade que havia fundado, tendo sido determinado pela instituição um mês de luto. Foi enterrado no cemitério São João Batista. Deixou viúva D. Maria Olesia de Souza Queiroz, com quem teve um filho, o Dr. Vicente Carlos da França Carvalho.