CANÁRIO, Alcides Pinheiro Marques
Secretário Geral de Saúde e Assistência

Filho de Manoel Marques Canario e Ermelinda Emília Marques Canario, e irmão do dentista Gastão Pinheiro Marques Canario, Alcides Pinheiro Marques Canário nasceu no Rio de Janeiro. Casou-se com Eulália Pereira Figueiredo em 1911, com quem teve sua única filha, Maria Eulália Reis.

Após formar-se no Ginásio Nacional em 1901, adentrou no ano seguinte a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Neste período, trabalhou sob direção do Intendente de Higiene Francisco do Rego Barros Figueiredo como auxiliar do Gabinete de Vacinação e Exame de Amas de Leite, participando das campanhas da higiene municipal de visitação a casa de particulares – polêmico programa que seria contestado quando da eclosão da Revolta da Vacina, em 1904 -, e integrou a Federação dos Estudantes Brasileiros a partir de 1903.

Ao se formar, manteve-se na assistência municipal ao tornar-se Comissário de Higiene e Assistência Pública enquanto atendia simultaneamente em seu consultório locado na Rua Uruguaiana. Em 1911, foi nomeado Delegado de Higiene do município de Nova Iguaçu, por onde concorreria, sem sucesso, à Câmara dos Deputados do Estado do Rio de Janeiro pelo Partido Republicano Conservador no ano seguinte. Nesse cargo, recebeu homenagens e grande apreço da população iguaçuana.

Continuou no Posto Central de Assistência alçando o posto de Diretor do Hospital do Pronto Socorro em 1927. Teve importante papel na administração do Distrito Federal na década de 1930, ocupando cargos destacados nas três primeiras gestões municipais do decênio. Por Adolpho Bergamini (1930-1931) foi nomeado para a Comissão de Normas do Departamento de Material da prefeitura. Já Pedro Ernesto (1931-1936) o designou para compor o Conselho Técnico da Reforma da Assistência Municipal, responsável pela ampliação da assistência na cidade. Por fim, Olímpio de Mello (1936-1937) o nomeou para o cargo de Secretário Geral de Saúde e Assistência em 1937, responsabilidade que, embora levada a cabo por curto período – entre maio e julho deste ano -, destacou-se pela inauguração da lavanderia desta secretaria. Neste ínterim, dirigiu igualmente o Hospital Miguel Couto.

Participou de algumas agremiações civis, tendo sido sócio do Clube Municipal, do Praia Clube, e diretor da Guarda Noturna de Copacabana.

Ocupava o posto de Chefe do Serviço da Assistência Municipal quando veio a falecer em 20/01/1943 em sua casa no Rio de Janeiro, sendo sepultado no cemitério São João Batista.

 

Caio Mathias

 

Fontes

Palavras-chave