CAMPOS, Zeferino Gonçalves de
Intendente de Patrimônio

Zeferino Gonçalves de Campos foi nomeado para o cargo de Intendente de Patrimônio do Distrito Federal em 13/12/1889. Foi o primeiro indicado para a pasta, criada após a Proclamação da República, da qual se exonerou junto ao Conselho em 26/02/1890. Na política foi ainda Deputado Estadual pelo Rio de Janeiro e, em 1900, candidatou-se sem êxito ao cargo de Intendente Municipal.  

Militar, em 1894 a Zeferino Gonçalves de Campos, ex-oficial de Voluntários da Pátria, foi conferida a honra de Tenente-coronel em função dos relevantes serviços prestados à República durante a Revolta da Armada, série de ataques realizados pela Marinha contra o governo do vice-presidente Marechal Floriano Peixoto, que assumiu a presidência após a renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca, gerando manifestações contrárias a sua posse. Chegou ao posto de General.

Foi membro do Conselho Fiscal do Banco Colonial do Brazil (1890) e também Membro do Conselho da Sociedade Cooperativa Nacional da Capital Federal, de fins humanitários.   

Faleceu em janeiro de 1931, sendo enterrado em 28/01/1931 no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro. Era casado com Amélia Gomes de Andrade Campos.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave