CAMPOS, Astério de
Secretário Geral de Educação e Cultura

Astério de Campos nasceu em agosto de 1892, filho de Sabino Barbosa de Campos e Laurinda Gomes de Campos.

Escritor, trabalhou no jornal Bahia Ilustrada durante a década de 1910, publicando sua primeira novela, Visionário, em 1921. Em seguida, iniciou a carreira no magistério lecionando na Escola Normal do Distrito Federal, da qual se tornaria professor catedrático na década de 1950. Continuou ativo nos meios jornalísticos mesmo depois de se dedicar à docência, sendo nomeado diretor do jornal Bahia Ilustrada em 1933 e Secretário Geral do jornal Gazeta de Notícias em 1937.

Em 1942, tornou-se secretário da Associação de Críticos, aumentando seu envolvimento com os círculos culturais cariocas. Era assistente da Secretaria Geral de Educação do Distrito Federal quando assumiu interinamente a Secretária de Educação e a presidência da diretoria provisória da Sociedade Cultural Catulo Cearense em 1946.

Durante as décadas de 1950 e 1960, guiou diversos professores em programas culturais de excursão pela Europa e liderou algumas campanhas para educação de deficientes, compondo o hino ao surdo brasileiro em 1958. Além disso, escreveu críticas teatrais para a Gazeta de Notícias e integrou, em 1955, a comissão que fundou o Instituto Brasileiro de Teatro. Nesse período, várias escolas passaram a adotar seu nome como forma de homenageá-lo.

Faleceu em janeiro de 1968, aos 76 anos.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave