CABRITA, Francisco Carlos da Silva
Diretor Geral de Instrução Pública Municipal

Filho de Francisco de Paula Avellar Cabrita, Francisco de Paula da Silva Cabrita nasceu em 10/03/1857, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1879, formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica. Durante a graduação, iniciou sua carreira no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, onde atuou como professor e secretário auxiliar do Diretor Francisco Joaquim Bittencourt da Silva. Recebeu, em 1880, o diploma de sócio-conservador da instituição, em cerimônia onde foram agraciados com o diploma de sócio-benemérito personalidades como o engenheiro Adolpho José Del-Vecchio e o pintor Victor Meirelles de Lima. Pelos trabalhos desempenhados, recebeu também do governo imperial, em 1882, os hábitos de Cavaleiro da Ordem de Cristo e da Rosa. Por concurso de 1884, ingressou como professor da Escola Politécnica, onde mais tarde, em 1891, assumiu a função de vice-diretor.

Em dezembro de 1889 foi nomeado Diretor do Ginásio Nacional, atual Colégio Pedro II, e da Escola Normal do Distrito Federal. Incumbido por Benjamin Constant, realizou a primeira reforma da Escola Normal após a proclamação da República. Tornou-se catedrático de Matemática da instituição. Foi autor de extensa bibliografia didática, principalmente na área de Aritmética e Geometria.

Membro do Conselho Diretor da Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal a partir de 1895, assumiu por duas vezes a direção do órgão a partir de 1896 (de 06/12/1896 a 10/05/1897 e entre 25/05/1909 e 09/09/1909).

Faleceu em 28/11/1923, no Rio de Janeiro. Foi casado com a professora Amélia Frazão de Araújo Cabrita, com quem  teve quatro filhas que também seguiram a carreira do magistério.