BRAGA, Lauro Vieira
Chefe de Distrito do Departamento de Obras

Filho de Antônio Vieira Braga e Elisa Lima Braga, Lauro Vieira Braga casou-se com Maria da Glória Pereira. Não há muitas informações acerca de seus estudos, mas sabe-se que se formou na escola politécnica do Rio de Janeiro. Também é conhecido o fato de que jogava xadrez desde garoto, chegando a ser membro efetivo do Clube de Xadrez do Rio de Janeiro em 1948 e concorrendo à presidência da Confederação Brasileira de Xadrez.

Torna-se engenheiro do Estado de Minas Gerais, mas é exonerado do cargo em 1925. Dois anos depois participa da fundação da Associação Brasileira de Urbanismo e logo é nomeado auxiliar de engenheiro da Diretoria Geral de Obras e Viação na prefeitura do Distrito Federal. Mantém-se vinculado à diretoria de viação e obras até alcançar, em 1934, o posto de Engenheiro Chefe.

Durante a década de 1940, alcança cargos cada vez mais relevantes na prefeitura: atua como Chefe de Distrito do Departamento de Obras até pedir exoneração em 1945; em seguida assume duas vezes como responsável interino pela Secretaria Geral de Viação e Obras Públicas – uma em 1946, depois em 1947 –; até que finalmente, em 1948, é designado assistente desta mesma secretaria.

Depois de ser renomeado Chefe de Distrito do Departamento de Obras, exonera-se em meados da década de 1950. Aposenta-se em 1962, porém é chamado a exercer a função de membro da Junta de Controle do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado em 1968.

Falece em 1969.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave