BOTAFOGO, Antônio de Souza Pereira
Diretor Geral de Abastecimento e Fomento Agrícola / Inspetor Geral de Abastecimento

Antônio Pereira Botafogo nasceu em 07/03/1877, no Rio de Janeiro. Era filho de Emília Pecegueiro de Souza Botafogo e Antônio Joaquim de Souza Botafogo, diretor geral do Thesouro Nacional e grande proprietário de terras na região de Engenho da Rainha (RJ).

Após formar-se em Engenharia Civil, integrou a Comissão de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro, no governo de Oliveira Botelho (1906 e 1910-1914). Nesta função, mudou-se para Resende com a tarefa de coordenar a remodelação da região. Em 1912 a Vila de Resende tornou-se município, e Pereira Botafogo foi designado para exercer, em primeira ocupação, o cargo de prefeito (08/05/1913 – 31/12/1914). Com o fim do mandato retornou à capital, onde atuou como engenheiro da Diretoria Geral de Obras e Viação.

Assumiu interinamente a Diretoria do Matadouro de Santa Cruz em setembro de 1920. Em 11/05/1925, foi nomeado para o cargo de Diretor Geral de Abastecimento e Fomento Agrícola. Permaneceu na função até 30/11/1928, com o órgão já renomeado para Inspetoria de Abastecimento. Alcançou, posteriormente,  o posto de engenheiro-chefe da Diretoria de Engenharia. Em dezembro de 1934, Pereira Botafogo foi eleito membro efetivo do Conselho Deliberativo do Club Municipal.

Faleceu em 17/07/1955, no Rio de Janeiro. Em sua homenagem, no bairro Comercial, em Resende, há uma avenida chamada Prefeito Botafogo.