BELLEZA, José Furtado
Secretário Geral de Assistência Social

Filho de José Furtado Belleza e Maria Carolina Belleza, José Furtado Belleza nasceu no dia 23/06/1894. Natural da cidade de Teresina, Piauí, José Radicou-se ainda muito jovem na capital federal em virtude de ter iniciado seus estudos na Faculdade de Medicina do Rio, em 1913. Diplomou-se cinco anos mais tarde com a defesa da tese “Epiema metaggripal”.

Dr. Belleza, como ficara popularmente conhecido devido a sua simpatia e prestatividade características no exercício da profissão, especializou-se na prática cirúrgica, logrando altos graus de distinção entre a classe médico-operatória. Detentor de extensa e prodigiosa ficha de serviços, na qual figura-se a composição das equipes médicas da Policlínica de Botafogo e da Casa de Saúde São Geraldo, Belleza atuou como assistente dos Drs. Benjamim Baptista e Augusto Brandão Filho, em cuja ocasião teve a oportunidade de auxiliar numa das operações realizadas no colega de profissão Dr. Álvaro Alvim.

Entretanto, foi ao assistencialismo público que devotou a maior parte de sua carreira.  Em 1920 ocupou interinamente o cargo de Subcomissário de Higiene, ao lado de Pedro Paulo de Carvalho. Permaneceu no mesmo órgão por alguns anos, podendo acompanhar as vicissitudes pelas quais passou a estrutura da pasta, renomeada então para Subcomissariado de Assistência Pública. Em 26/09/1931, assumiu a Secretaria Geral de Assistência Social, cuja muito breve gestão, precisamente 8 dias, ficou marcada pela resolução da contenda contraída com a imprensa nacional durante administração do interventor Adolpho Bergamini (1930-1931) em razão do encerramento compulsório das atividades desta na Assistência Municipal. O Secretário pôs fim ao conflito restituindo a sala de imprensa da Assistência, responsável pelas reportagens policiais do organismo.  

Pari passu a sua prática política, Belleza se encarregou de diversas outras ocupações na Assistência Municipal. Em 1930 foi nomeado Assistente Extranumerário da 1ª cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina, galgando a chefia da mesma. Posteriormente, através de concurso público, adentrou o magistério, assumindo a disciplina de Técnica Operatória da mesma instituição. Ademais, integrou o corpo docente da Escola de Enfermagem. Como médico oficial da Assistência, ofereceu atendimento no antigo Posto Central da Assistência, como Cirurgião Chefe, e no seu congênere Hospital de Pronto Socorro, como Chefe da Clínica Cirúrgica Dr. Cata Preta.

Membro da Sociedade Médica Piauiense, foi enviado a representar seu estado natal, bem como a Sociedade Médico-Cirúrgica da Assistência Pública do Rio no primeiro Congresso Nacional de Práticos, inaugurado em 30/07/1922 em meio às comemorações do centenário da independência para o fomento das discussões e divulgações acerca da prática e pesquisa na área. Destacou-se também entre suas contribuições à consolidação e aperfeiçoamento do campo da Medicina no Brasil no seu encargo de examinador de concursos para composição de corpos médicos de diversas instituições, como do Hospital da Polícia Militar.

Vítima de um acidente de trabalho, José Furtado Belleza realizava uma cirurgia na Casa de Saúde S. Geraldo quando sofreu um corte em seu polegar direito, que evoluiu rapidamente para um quadro infeccioso. Não obstante as inúmeras incursões cirúrgicas a que foi submetido, veio a falecer no transcurso de uma semana, a 03/05/1936, aos 42 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na mesma tarde no cemitério São João Batista, seguindo-se ao ocorrido homenagens póstumas que o colocaram no rol de mártires da ciência, ao lado de figuras como Álvaro Alvim e Francisco Fajardo.

 

Amanda Vilela

Fontes

Palavras-chave