BELHAM, Henrique Fausto Geraldo
Terceiro oficial da Secretaria Geral do Interior e Segurança

Nascido em 1909, Henrique Fausto Geraldo Belham era filho de Antonio Belham e Ofélia Vieira da Cunha Belham. No início da década de 1920, foi aluno no Ginásio Vera Cruz e se tornou reservista do exército já em 1928, quando pertencia à Associação dos Empregados no Comércio. Em julho de 1931, casou-se com Lobélia Nogueira, com quem teve seu primeiro filho, em meados de 1934.

Na administração pública do Rio de Janeiro, ocupou, durante a década de 1930, o cargo de terceiro oficial da Secretaria Geral do Interior e Segurança, período no qual a Diretoria de Estatística e Arquivo se tornou uma subdiretoria desta Secretaria Geral. No final da década de 1940, trabalhava no Arquivo Geral até que, em 1949, foi designado para o cargo de Substituto do Chefe da Seção de Arquivo Geral do Distrito Federal. Em junho de 1952, passou ao departamento de educação técnico profissional, vinculado à Secretaria Geral de Educação e Cultura e, no mesmo ano, foi designado à escola Visconde de Cairu.

Faleceu aos 74 anos, deixando viúva sua segunda esposa, senhora Ignez Augusta Vieira Belham, por conta de problemas renais.

 

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave