BASTOS, Antônio Pinto de Rocha
Diretor Geral de Instrução Pública Municipal (interino)

Nascido em 28/11/1864, Antônio Pinto de Rocha Bastos era militar e pertencia a uma ilustre família cearense, os Pinto Nogueira.

Em 16/05/1893 foi nomeado amanuense da Diretoria de Instrução Pública Municipal, tendo atuado na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Entre 1900 e 1901 exerceu o cargo de Ajudante do Serviço de Recenseamento da Diretoria Geral de Estatística e, após, como 1º oficial da Instrução Pública e chefe de seção (secretário) da Secretaria da Escola Normal. Permaneceu nesta função até outubro de 1911, quando foi transferido para a Diretoria Geral de Instrução Pública. No mesmo mês foi promovido a Secretário Geral da Diretoria de Instrução Pública.

Foi eleito vice-presidente da Sociedade Beneficente dos Empregados Municipais para o biênio de 1915 e em 1916, quando concluiu o curso de Direito da Faculdade de Direito Teixeira de Freitas. Com o início do mandato do Prefeito Carlos Sampaio em junho de 1920, Rocha Bastos serviu interinamente como Diretor Geral de Instrução Pública até a posse de Ernesto do Nascimento Silva, poucos dias depois. Após seis dias foi-lhe concedida a aposentadoria do cargo de Secretário Geral da Diretoria de Instrução Pública.

Foi homenageado ainda em vida, tendo seu nome dado a uma escola primária inaugurada em 04/11/1922, na Rua do Rezende, centro do Rio de Janeiro.

Faleceu em sua residência no bairro do Andaraí no dia 21/06/1923, tendo sido sepultado no cemitério de Inhaúma. Foi casado com D. Anna Barbosa da Rocha Bastos, com quem teve dois filhos.

José Ygor