BARBOSA, Luiz Pedro
Diretor Geral de Higiene e Assistência Pública (interino) / Diretor do Departamento Municipal de Assistência Pública

Luiz Pedro Barbosa nasceu em Pernambuco, no dia 11/04/1870. Era pai de Luiz Torres Barbosa, que seguiu carreira médica, como o pai.

Doutorou-se em Ciências Médico-Cirúrgicas pela Faculdade de Medicina e Farmácia do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira clínica ainda enquanto estudante, no combate à epidemia de febre amarela de Campinas, em 1889, o que rendeu-lhe medalha humanitária. Posteriormente, veio a trabalhar ao lado de Oswaldo Cruz, então Diretor Geral de Saúde Pública, durante a campanha de combate à epidemia de febre amarela no Rio de Janeiro, em 1904, quando ingressou na gestão pública como delegado de saúde municipal. Não obstante seu sucesso como médico sanitarista, destacou-se por sua atuação inovadora no ramo da pediatria, ao qual dedicou todos os esforços até o fim da vida. Amiudadamente, atribui-se o especial interesse do Dr. Barbosa pela clínica de crianças ao evento trágico de sua vida em que teve sua primogênita acometida gravemente por doença aos seis meses de idade.

Membro fundador da Policlínica de Botafogo, em 1908, passou a exercer a clínica de pediatria, além de responsabilizar-se pelos primeiros cursos de Clínica Pediátrica e Higiene Infantil, os quais também implementou na 25ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia e nos hospitais São Zacharias e São Francisco de Assis. Alguns anos depois, a partir de 1915, assumiu a mesma cátedra na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, após transferir-se da disciplina de Farmacologia, a qual igualmente legara grandes contribuições como professor extraordinário ao atualizar suas diretrizes, infundindo a esta seus ideais de medicina preventiva e curativa. Permaneceu na cátedra até a sua aposentadoria em 1938.

Em 1920, sob a administração de Carlos Sampaio (1920-1922), que apresentava como mote uma reforma qualitativa nos serviços de saúde do Rio de Janeiro, ficou a cargo do Dr. Pedro Barbosa a  Diretoria de Higiene e Assistência Pública Municipal. Dentre as alterações empreendidas estão a criação de serviços de Pronto-Socorro na Praça da República e no Méier, bem como a instalação de postos de assistência pública em regiões de grande concentração operária, a utilização de bonde-ambulância e a emergência domiciliar. Sua gestão foi tão efetiva que as alterações dos serviços de saúde receberam a alcunha de “Reforma Luiz Barbosa” em sua homenagem.

Presidente e sócio honorário do Grêmio dos Internos dos Hospitais (1890-1891) e membro fundador e vice-presidente do Hospital Pedro II, Dr. Luiz Pedro Barbosa figura entre os nomes mais importantes da Pediatria nacional. Ao longo de sua carreira foi médico vacinador da Inspetoria Geral de Higiene; diretor dos hospitais São João Batista da Lagoa e de Jesus; sócio correspondente da Sociedade de Pediatria de Paris; presidente de honra da Sociedade Médico-Cirúrgica de Assistência Pública (1920); além de membro da Academia Nacional de Medicina (1915), da Associação Internacional de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Pediatria desde a sua fundação, tendo, inclusive, presidido-a (1931). Ocupou a Cadeira de número 5 da Academia Brasileira de Pediatria.

Redator-fundador da Revista do Grêmio dos Internos, possui extensa obra publicada nos campos de Medicina Clínica e Assistência Pública, destacando-se “Conferências Inaugurais de Pediatria Médica e Higiene Infantil”.

Luiz Pedro Barbosa veio a falecer no dia 20/12/1949, sendo sepultado no cemitério São João Batista.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave