BARATA RIBEIRO, Cândido
Intendente de Matadouro / Presidente do Conselho de Intendência / Prefeito do Distrito Federal

Filho de José Maria Cândido Ribeiro e de Veridiana Barata Ribeiro, Cândido Barata Ribeiro nasceu em Salvador, em 11/03/1843.

Mudou-se para a capital do império em 1853, onde diplomou-se em ciências médicas e cirúrgicas (1867) pela Faculdade de Medicina. Posteriormente, ao transferir-se para a província de São Paulo, assumiu a direção do Serviço Médico e Cirúrgico do Hospital da Caridade em Campinas, além do cargo de comissário vacinador. De volta ao Rio de Janeiro, foi nomeado professor da Faculdade de Medicina, iniciando sua mobilização em favor da campanha abolicionista e republicana.

Em 1892, concomitante à função de Intendente de Matadouro, passou a presidir o Conselho de Intendência, tendo sua gestão marcada pela realização de mudanças significativas. Como forma de sanar a dificuldade de abastecimento de carne no Distrito Federal, em 25/06/1892 assinou decreto que autorizava a matança de gado fora do Matadouro de Santa Cruz, nas freguesias de Jacarepaguá, Irajá, Pavuna, Guaratiba, Campo Grande, Realengo, Ilha do Governador e Ilha de Paquetá. Por outro lado, a medida impunha uma fiscalização mais rígida em termos de higiene e preço de venda do produto. Pelo Decreto nº 37, de 05/05/1893, autorizou a construção dos cemitérios nas freguesias de Guaratiba, Inhaúma, Irajá e Realengo.

Após a promulgação da Lei Orgânica do Distrito Federal, nº 85 de 20/09/1892, Barata Ribeiro foi nomeado primeiro Prefeito do Distrito Federal em 17/12/1892. Investiu em políticas de higiene e saúde através do combate à instalação de cortiços na cidade. Durante seu mandato foi inserido o Decreto como forma de organização das publicações oficiais. Foi exonerado em 26/05/1893.

Seguiu carreira política à frente do Partido Republicano do Distrito Federal, ao lado do senador Augusto de Vasconcelos. Atuou como senador entre os anos de 1900 e 1909, destacando-se por sua defesa à autonomia do Distrito Federal, e pela proteção à indústria nacional e às crianças abandonadas.

Faleceu em 10/02/1910, no Rio de Janeiro, sendo sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

 

José Ygor

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave