Imagem

VASCONCELLOS, Augusto de
Intendente de Instrução e Estatística / Higiene

Nascido em 05/04/1853 no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, Augusto de Vasconcellos era filho de Marcos José de Vasconcellos e Leopoldina Rosa de Jesus. Formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Durante o Império foi Delegado de Higiene de Campo Grande, filiando-se ao Partido Liberal.

Em 14/08/1890 foi nomeado para o Conselho de Intendência Municipal do Rio de Janeiro, assumindo a pasta de Higiene. Quatro dias depois, trocou de posto com João Alfredo Piragibe, ficando a partir de então responsável pela Intendência de Instrução e Estatística. Em Outubro de 1890, junto a Alfredo Piragibe e Joaquim de Lamare, formou a comissão encarregada de propor medidas para o controle da venda de carne durante a crise de fornecimento.

Apresentou neste mesmo mês, junto destes intendentes, projeto, posteriormente aprovado, sobre o fechamento das casas de negócios aos domingos, abrindo-se exceção para tavernas, que poderiam funcionar até as 6 horas da tarde e às farmácias, hotéis, casas de pasto, confeitarias, padarias, botequins, cafés, bilhares e açougues, que poderiam funcionar durante todo o dia. Exonerou-se do cargo de intendente municipal em 16/12/1890.

Em 1897 foi eleito Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, então Distrito Federal, sendo reeleito em 1900 e em 1903. Em 1906 foi eleito Senador, com mandato de nove anos, sendo reeleito em 1915, dessa vez pelo Partido Republicano Conservador. No Senado, atuou como membro das comissões de Saúde Pública, Estatística e Colonização e de Poderes.

Faleceu no dia 10/12/1915, na cidade do Rio de Janeiro, vitimado por uma síncope cardíaca.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave