ARISTIDES FREIRE, Mário
Diretor Geral de Estatística Municipal

Filho de Aristides Brasiliano de Barcelos Freire e de D. Maria Francisca Freira, Mário Freire nasceu em 29/10/1886, em Vitória, Espírito Santo. Fez os estudos primários e secundários na escola de seu pai, o Ateneu Santos Pinto. Em 1908, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Foi nomeado diretor-geral de Estatística Municipal do Distrito Federal em 21/07/1924. Foi um dos responsáveis pela criação do Museu da Cidade, na Gávea, e pela publicação do Livro Tombo da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Durante o período que residiu no Rio de Janeiro manteve colaboração regular em periódicos de sua cidade natal, como O Diário da Manhã, Vida Capichaba, A Gazeta e A Tribuna.

Em 1931, participou da comissão nomeada pelo Interventor do Distrito Federal, Adolpho Bergamini (1930-1931), para revisão do Código de Posturas Municipais. Assumiu o cargo de Secretário de Fazenda do Estado do Espírito Santo em 1932, afastando-se temporariamente do cargo de diretor-geral de Estatística e de Secretário Geral do Montepio dos Funcionários Municipais. Durante o cargo, destacou-se por ter conseguido a amortização da dívida do Estado junto ao Banco do Brasil. Em agosto de 1936, exonerou-se do cargo de Secretário Geral do Montepio. Na mesma década, restabeleceu o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, contribuindo para o tombamento de diversas edificações de importância histórica do Estado.

A partir de 1943, sendo nomeado Secretário do Interior e Justiça do Espírito Santo, colaborou na publicação de livros historiográficos pelo Arquivo Público, órgão vinculado a sua secretaria.

Retornando ao Rio de Janeiro em 1945, exerceu a advocacia. Faleceu na cidade em 05/01/1968, deixando viúva D. Ondina Meireles de Figueiredo Rocha.

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave