ARISTIDES CAIRE, Philippe
Superintendente dos Serviços Municipais da Lavoura / Superintendente da Colônia Agrícola e Granja de Criação

Philippe Aristides Caire nasceu em 1853. Formou-se em Medicina no ano de 1874, ingressando na carreira clínica em sua terra natal, o município de Itaocara no noroeste fluminense. Em 1886 fixa residência na capital e torna-se um reconhecido médico do subúrbio do Rio de Janeiro, tendo morado nos bairros do Méier e do Rocha. Era pai do também médico e deputado, Dr. Aristides Caire Filho.

Em Abril de 1891, durante a gestão do Governador Francisco Portela, Aristides Caire foi eleito Deputado da Assembleia Constituinte do Estado do Rio com 1.371 votos. Em Dezembro de 1901 é nomeado pelo conselheiro Leoncio de Carvalho para fazer parte da comissão responsável por organizar o ensino agrícola no município através de um plano de ensino elementar prático. Também fez parte da comissão o então diretor geral de instrução, José de Medeiros e Albuquerque. Em 1904 passa a exercer o cargo de Diretor de Culturas da Sociedade Nacional de Agricultura. Foi um dos colaboradores do A Lavoura, Boletim da Sociedade de Agricultura Brasileira

Em Setembro de 1912 foi nomeado Presidente do Centro Republicano do Distrito Federal. Também exerceu a presidência da Liga dos Lavradores do Rio de Janeiro

Foi o primeiro Superintendente dos Serviços Municipais da Lavoura, quando da criação do órgão em 22/07/1919. Em 07/04/1921 a Superintendência é extinta e Aristides Caire assume o cargo de Superintendente da Colônia Agrícola e Granja de Criação. Exonerou-se em 11/08/1924 devido à extinção da Colônia Agrícola e Granja de Criação.

Na Prefeitura do Rio de Janeiro, dirigiu o Estação de Pomicultura e o Posto Zootécnico de Deodoro. Atuou como Assistente de Gabinete do Ministro da Agricultura, Miguel Calmon em março de 1925.

No dia 20/07/1925 sofreu um acidente de trem, vindo a falecer após quatro dias internado na Casa de Saúde Pedro Ernesto. Seu enterro ocorreu no cemitério São Francisco Xavier.

José Ygor.

Fontes

Palavras-chave