FRANÇA LEITE, Antônio Rodrigues dos Santos
Intendente de Fazenda / Justiça

Antônio Rodrigues dos Santos França Leite nasceu no dia 28/11/1835, no Rio de Janeiro. Era filho do abolicionista Nicolau Rodrigues dos Santos França Leite, deputado integrante da Sociedade dos Patriarcas Invisíveis e que fora deportado para Lisboa por articular protestos contra o Império.

Em seus estudos iniciais seguiu a carreira comercial, atuando por alguns anos como Despachante geral da Alfândega do Rio de Janeiro, deixando o cargo em 1865 para combater na Guerra do Paraguai, como Capitão do 26º Batalhão de Voluntários. Após ser gravemente ferido em combate, recebeu o título de capitão honorário e o hábito da Ordem da Rosa. Por onze anos trabalhou como Escrivão da 1º Vara de Órfãos da Capital Federal, até a extinção do cargo.

Em 10/12/1891, foi nomeado Intendente Municipal do Rio de Janeiro pelo Marechal Floriano Peixoto, assumindo as pastas de Justiça e Fazenda. Junto de sua nomeação, recebeu as honras de Coronel honorário do Exército. Entre março e maio de 1892, exerceu o cargo de Presidente do Conselho Municipal interinamente. Exonerou-se de suas funções em 03/12/1893.

Faleceu no dia 02/10/1901, no Rio de Janeiro, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Foi enterrado no cemitério São João Baptista.

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira