LEITÃO, Antônio Pereira
Intendente de Fazenda

Antônio Pereira Leitão nasceu no Rio de Janeiro, em 30/11/1848. Em 1867 iniciou sua carreira como jornalista no cargo de revisão do Diário do Rio de Janeiro e, a partir de 1868, atuou como chefe do serviço de debates no Senado no mesmo jornal que funcionava na Rua do Rosário. Em 1877 o Diário do Rio de Janeiro foi fechado e Antônio Leitão foi então convidado a colaborar na organização dos serviços de redação do Jornal Cruzeiro, mas abandonou o cargo após dois meses.

Passou a lecionar história e geografia no Colégio Pinheiro, Mosteiro de São Bento e no Colégio Pedro de Alcântara. Nesse período publicou os livros Pontos de História Antiga e Pontos de História Média, ambos de 1876.

Na década de 1880 retornou à imprensa, atuando em diversos jornais, como o Globo, Brazil, Diário de Notícias, O Paiz. Junto a Bellarmino Carneiro e Verediano de Carvalho, organizou o jornal O Tempo.

Em 29/01/1892 foi nomeado Intendente de Fazenda do Distrito Federal, permanecendo no cargo até 05/05/1892. Foi o primeiro presidente da Sociedade de Socorros Mútuos e da Sociedade Comemorativa das Datas Nacionais, recebendo o título de presidente de honra em ambas as instituições.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 18/06/1910, vítima de arteriosclerose, sendo enterrado no cemitério São João Batista.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave