SIQUEIRA, Antônio José de
Intendente de Obras / Viação Geral

Nascido em 1858, Antônio José de Siqueira era filho de Raphael de Siqueira e Dona Maria do Rosário. Militar e engenheiro, foi capitão do Estado Maior de Artilharia, capitão do Corpo de Engenheiros e instrutor da Escola Militar da capital.

Em 05/05/1892, foi nomeado pelo então presidente, Marechal Floriano Peixoto, para chefiar as Intendências de Obras e de Viação Geral. Afastou-se dos cargos meses depois, em 13/10/1892. No ano seguinte, foi nomeado ajudante de ordens do vice-presidente da União, atuando como seu secretário particular. Integrou o Estado Maior da vice-presidência, participando ativamente da defesa do governo durante as revoltas que se deram neste período.

Foi eleito Deputado Federal pelo Distrito Federal em 1894, compondo a Comissão de Marinha e Guerra. Permaneceu no cargo de 03/05/1894 até 31/12/1896, com o fim deste mandato. Não se reelegeu no pleito seguinte. Neste mesmo ano, ascendeu ao posto de Major. Foi o primeiro presidente da Associação Republicana Brasileira, composta por delegados de diversos clubes republicanos da Capital Federal.

Faleceu no dia 13/12/1900, no Rio de Janeiro, vítima de uma Tuberculose, sendo enterrado no cemitério São João Batista. Era casado com Maria Luisa Lopes de Siqueira.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave