ANDRADE, Luiz Antônio Navarro de
Diretor Geral de Patrimônio

Filho do tenente-coronel Sebastião Navarro de Andrade, nasceu em 25/08/1825, em Montevidéo, então província Cisplatina pertencente ao Brasil. Como o pai, cursou a academia militar.

Foi amanuense praticante da Inspetoria de Fazenda até 1848, ano em que fundou A sentinella do Throno, periódico apoiador do regime monárquico. Em 1851 tornou-se redator chefe do Diário do Rio de Janeiro, na época o periódico mais antigo do Brasil. Contando apenas com vinte e sete ano, foi condecorado com o título da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em 1863, dirigiu o jornal O Brasil.

Em 1863, após diversos vereadores terem seus mandatos suspensos, sendo processados pelo governo, atuou como vereador suplente da Câmara Municipal da Corte. Entre 1865 a 1867 assumiu a posição de cônsul geral do Estado Oriental do Uruguay no reino da Prússia.

Retornando ao Brasil em 1867, dirigiu por mais um ano o Diário do Rio de Janeiro, até abandonar definitivamente a carreira jornalística.

Foi eleito vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 1880. No ano seguinte foi nomeado chefe da repartição de Tombamento Municipal. Entre agosto de 1893 a junho de 1894, desempenhou o cargo de diretor geral de Patrimônio do Distrito Federal.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 05/02/1909, sendo sepultado no cemitério S. Francisco Xavier.