AMARAL PEIXOTO, Augusto do
Secretário Geral do Gabinete do Prefeito (interino e efetivo) / Diretor do Interior

Patriarca da famosa linhagem dos Amaral Peixoto na política carioca, Augusto do Amaral Peixoto nasceu no Rio de Janeiro em 14/02/1870, no seio de uma família de comerciantes cafeeiros de Paraty (RJ). Filho de José Augusto do Amaral Peixoto com Maria José Campos do Amaral Peixoto, casou-se em 1898 com Alice Corrêa Monteiro, de cujo matrimônio nasceram Augusto do Amaral Peixoto Júnior, tenentista e por duas vezes deputado federal pelo Distrito Federal; Ernani do Amaral Peixoto, governador do Estado do Rio de Janeiro (1951-55), ministro de Aviação, do Tribunal de Contas da União e da pasta extraordinária de reforma administrativa, e duas vezes senador pela Guanabara; e o médico e Procurador Geral da União Raul do Amaral Peixoto.

Tendo estudado no Colégio Pedro II durante os últimos anos do Império, prosseguiu os estudos na Faculdade de Medicina, onde recebeu grau de doutor em 1897 com a tese ‘’Das Gastrophatias na tuberculose pulmonar’’. Ainda acadêmico, atuou no serviço médico da Brigada Policial do Rio de Janeiro durante a Revolta da Armada (1894), o que lhe valeu o título de alferes.

Na faculdade, foi designado interno da 2ª cadeira de clínica médica, área que seguiu após formado ao abrir um consultório na capital carioca. Foi nesta ocasião que travou contato com Pedro Ernesto, neste momento seu ajudante. Mais tarde, nos anos 1920, Amaral Peixoto foi convidado para o posto de médico assistente da recém-inaugurada Casa de Saúde e Maternidade Dr. Pedro Ernesto.

A relação entre ambos não se encerrou aí, pois o início da interventoria de Pedro Ernesto no Distrito Federal marca também a entrada de Amaral Peixoto na política municipal. Logo em 1931, foi nomeado Médico Chefe da Superintendência da Limpeza Pública, sendo depois remanejado para o posto de Fiscal das Instituições de Previdência da Secretaria Geral do Gabinete do Prefeito. Já ocupando a função de secretário do interventor desde 1933, em 1934  foi escolhido Secretário Geral do Gabinete do Prefeito, primeiramente de forma interina e depois efetiva. Por esta razão, na ocasião do afastamento de Pedro Ernesto para concorrer às eleições municipais em 1934, Amaral Peixoto ocupou o cargo de interventor durante seis meses entre 1934 e 1935. O retorno de Pedro Ernesto à municipalidade, agora como prefeito, marcou uma nova fase na vida administrativa de Augusto do Amaral Peixoto, que passou a ocupar a Diretoria do Interior após a divisão da Secretaria Geral do Interior e Segurança.

Permaneceu neste função mesmo após o afastamento do referido prefeito, recusando o convite de seu sucessor Olímpio de Mello de retornar à chefia do Gabinete do Prefeito. Em 1940, passou a comandar o Departamento de História e Documentação, vinculado ao Departamento de Biblioteca e Documentação, função onde se aposentou. Neste período, esteve também à frente do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

Seu falecimento se deu em 27/10/1954.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave