AMARAL, Alexandrino Freire do
Secretário do Gabinete do Prefeito / Diretor Geral do Interior e Estatística / Diretor de Polícia Administrativa, Arquivo e Estatística

Filho de Bonifácio José Sérgio do Amaral e de Leopoldina Freire do Amaral, Alexandrino Freire do Amaral nasceu em  26/11/1843, no Rio de Janeiro. Casou-se com Maria Carlota dos Santos Amaral.

Doutor em Medicina pela Faculdade da Corte, veio a exercer o magistério antes de ingressar na administração pública. Vereador da Câmara Municipal, em 1893 assumiu o cargo de Secretário do Gabinete do Prefeito, onde atuou por anos. Logo em seguida, foi chamado para ter exercício na Diretoria de Interior e Estatística que, a partir de 1902, passou a chamar-se Diretoria de Polícia Administrativa, Arquivo e Estatística. Contemporâneo à administração de Pereira Passos, teve parte na Comissão Sanitária do 2º distrito do Engenho Velho.  

Membro efetivo do Supremo Conselho do Grande Oriente Unido do Brazil, Alexandrino Freire do Amaral consagrou-se enquanto importante figura do círculo maçônico brasileiro, por sua grande contribuição para a consolidação e difusão das publicações das maçonarias nacionais, no século XIX. Exerceu o cargo de grande secretário geral do Grande Oriente do Lavradio, quando, em meio às disputas entre Orientes, transferiu-se para o concorrente, Grande Oriente Unido e Supremo Conselho do Brazil, na posição de Redator-chefe. Outrossim, ocupou o cargo de grande secretário geral do Grande Oriente Beneditino à mesma época.

Dentre suas obras, destacam-se a dissertação para o doutorado em medicina: Tumores da órbita (Rio de Janeiro, 1865) e Consolidação das Leis e Posturas Municipais (1905-1906), em coautoria com Ernesto dos Santos Silva.

Faleceu no dia 17/12/1907, aos 64 anos, acometido por uma arteriosclerose. Foi sepultado no cemitério são Francisco Xavier.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave