ALBQUERQUE, Jesuíno Carlos de
Secretaria Geral de Saúde e Assistência

Filho do Capitão de Infantaria do Exército e professor da Escola Nacional Domingos Jesuíno de Albuquerque e de Maria Filipa de Albuquerque, Jesuíno Carlos de Albuquerque nasceu em 17/09/1889, na cidade do Rio de Janeiro. Casado com Jurema Leal Ferreira, foi pai do também médico e membro da Academia Nacional de Medicina Paulo Frederico de Albuquerque e do bacharel em direito Hélio F. de Albuquerque.

Tendo feito os primeiros estudos no Colégio Militar em sua cidade natal, Albuquerque doutorou-se em medicina no ano de 1912 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com a tese “Contribuição ao diagnóstico e tratamento das fraturas do crânio”, especializando-se posteriormente em diversas instituições internacionais, em especial na área de Urologia.

Junto a ocupação na medicina, Jesuíno Carlos de Albuquerque manteve durante toda a vida a carreira militar, alçando o posto de General Médico. Na década de 1920, foi professor na Escola Veterinária do Exército. Foi também diretor da Cruz Vermelha Brasileira, tendo representado a instituição em diversos momentos dentro e fora do país. Na década de 1930, compôs a comissão de socorro às vítimas de terremoto ocorrido no Chile.

Chefe da 2ª Seção da Diretoria de Saúde do Exército, deixou o cargo em 1940 para exercer o posto de Secretário Geral de Saúde e Assistência do Rio de Janeiro durante a gestão do prefeito Henrique Dodsworth, tarefa que desempenhou até 1944. Sua secretaria esteve à frente do projeto de construção dos parques proletários, o que pautou sua gestão. Nesse ínterim, foi durante a 2ª Guerra Mundial Coordenador do Abastecimento do Distrito Federal. Subsequentemente, tornou-se ministro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, até se aposentar em 1956. Foi também médico particular de Getúlio Vargas e de sua família ao longo do governo deste.

Seu falecimento se deu no Rio de Janeiro em 09/06/1960, sendo enterrado no cemitério São João Batista. Patrono da cadeira nº 77 na Academia Nacional de Medicina, Jesuíno Carlos de Albuquerque deixou como legado diversas publicações, além dos prêmios da Cruz de Ouro no grau de Comendador do Chile, Medalha de Ouro “Honer” da Cruz Vermelha, Palma Acadêmica da França, Mérito de 1ª Classe da Polônia e o título de Agrimensor pelo Colégio Militar do Rio de Janeiro, dentre outras, além de ter sido membro de inúmeras instituições, tais como a Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Academia Internacional de História da Ciência, Sociedade Kosciuzko de Intercâmbio Intelectual Polono-Brasileiro e membro Correspondente do Instituto de Cultura Chileno Brasileiro da Universidade do Chile.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave